Egberto Gismonti é o homenageado do Sexta Jazz AF de agosto

Ministério da Cultura e Aliança Francesa apresentam:

Sexta Jazz AF – Especial Egberto Gismonti

Compositor reconhecido no mundo todo, Gismonti reflete a diversidade da música brasileira e produz uma integração única entre o popular e o erudito.

Um dos músicos brasileiros mais conhecidos no exterior, multi-instrumentista virtuoso, compositor gravado por orquestras ao redor do mundo, arranjador e grande impulsionador da derrubada de fronteiras entre as tradições popular e erudita, Egberto Gismonti é o tema do próximo Sexta Jazz AF, que acontece no dia 17 de agosto no Iguatemi Florianópolis.

 

Neto e sobrinho de músicos, Gismonti  iniciou os estudos de piano aos seis anos de idade, no Conservatório de Música de Nova Friburgo (RJ). Foi aluno de Jacques Klein e Aurélio Silveira. Em 1968, viajou a Paris e teve como professores de análise e orquestração Nádia Boulanger e o compositor Jean Baralaque, um discípulo de Schoenberg e Webern. Transitou dos teclados (piano acústico, piano elétrico, sintetizador e órgão) aos violões de seis, oito, 10, 12 e 14 cordas, e realizou experimentações com vários tipos de tons e sons, utilizando flautas indígenas (ocarina e jacuí), kalimbas e sinos.

 

No palco, o atuante pianista Luiz Gustavo Zago, um dos mais importantes da cena musical catarinense,  é o músico convidado para acompanhar os instrumentistas e curadores do projeto, Tiê Pereira (contrabaixo) e Mauro Borghezan (Bateria), em uma noite de repertório ancorado na visão musical de Gismonti, que passa pelos ritmos populares brasileiros, o erudito e, é claro, o jazz.

 

Músicos

Tiê Pereira – Contrabaixo

Mauro Borghezan – Bateria

Luiz Gustavo Zago – Piano

 

Sexta Jazz AF – Especial Egberto Gismonti

17 de agosto, 20h

Piso G3 do Iguatemi Florianópolis

Entrada Gratuita

 

Acessibilidade

Recurso de  Audiodescrição via Rádio FM disponível.

Para acessar a audiodescrição o espectador deve levar consigo um smartphone com aplicativo de rádio FM e fones. A frequência é 103.0 FM e só alcança os limites do evento. Não são indicados rádios receptores de FM comuns.

 

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: ENGIE Brasil Energia

Apoio: Iguatemi Florianópolis e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude

Coordenação: Marte Inovação Cultural

Realização: Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal