Oscar Peterson é o homenageado do Sexta Jazz AF de novembro

Ministério da Cultura e Aliança Francesa apresentam:

Sexta Jazz AF – Especial Oscar Peterson

Considerado por muitos críticos um dos maiores pianistas de jazz de todos os tempos, Oscar Peterson é o homenageado do Sexta Jazz AF de novembro

O pianista canadense Oscar Emmanuel Peterson, que morreu em 2007 aos 82 anos, é considerado uma das grandes lendas do instrumento no jazz e foi um pianista com técnica fenomenal no nível de seu ídolo, Art Tatum. Conhecido pelas levadas nas duas mãos, pela técnica primorosa e pelos solos velozes, Peterson foi um dos músicos mais gravados do gênero, tanto como líder de banda como instrumentista acompanhante. Ele é considerado um nome de grande influência sobre gerações subseqüentes de músicos – a também canadense Diana Krall é uma delas.

 

Peterson recebeu um grande número de prêmios e títulos, como um Grammy pelo conjunto da obra no ano de 1997. No total foram oito estatuetas. O Canadá concedeu a ele a mais alta honra para civis e também o tornou a primeira pessoa a ser estampada nos selos de país ainda em vida. Em entrevista à agência Reuters em 2000, Peterson afirmava que os jovens jazzistas tinham dificuldades distintas do racismo que enfrentou décadas atrás. “A luta deles é outra. Eles precisam superar um obstáculo diferente: a invasão da música pop. E muitos deles são mais inseguros. As dificuldades são maiores hoje, mas penso que o jazz voltará a conquistar terreno.”

 

No palco do Sexta Jazz, o convidado especial da noite é o pianista, arranjador e compositor Edson Sant’anna. Natural de Joinville, Edson se transferiu para São Paulo em 2005, onde a vem desenvolvendo intensa atividade, seja através da pesquisa, ensino ou performance.  Como pianista convidado já participou de inúmeros shows e gravações de Cds acompanhando cantores da MPB ou grupos de música instrumental, além de participar de festivais de música no Brasil e no Exterior. Atualmente é integrante do Trio Ciclos, Soundscape Big Band, Daniel d’Alcantara Quinteto e Bob Wyatt Quarteto.

 

Músicos

Tiê Pereira – Contrabaixo

Mauro Borghezan – Bateria

Edson Sant’anna – Piano

 

Sexta Jazz AF – Especial Oscar Peterson

09 de novembro, 20h

Piso G3 do Iguatemi Florianópolis

Entrada Gratuita

 

Acessibilidade

Recurso de  Audiodescrição via Rádio FM disponível.

Para acessar a audiodescrição o espectador deve levar consigo um smartphone com aplicativo de rádio FM e fones. A frequência é 103.0 FM e só alcança os limites do evento. Não são indicados rádios receptores de FM comuns.

 

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Engie Energia Brasil

Apoio: Iguatemi Florianópolis e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude

Coordenação: Marte Inovação Cultural

Realização: Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal