Sexta Jazz AF apresenta as composições imortais de Django Reinhardt

Edição confirmada para o dia 13 de setembro homenageia o músico cigano que usou do seu talento para derrubar fronteiras e tornar-se uma verdadeira lenda do jazz e do violão

 

Jean Reinhardt (23 de janeiro de 1910 – 16 de maio de 1953), nome artístico Django Reinhardt, foi um extraordinário violonista e compositor de jazz romani-francês nascido na Bélgica, considerado um dos maiores músicos do século XX. Ele foi o primeiro talento de jazz a emergir da Europa e continua sendo o mais significativo.

 

Com o violinista Stéphane Grappelli, Reinhardt formou o Quintette du Hot Club de France, em Paris, em 1934. O grupo estava entre os primeiros a tocar jazz que apresentava o violão como instrumento principal. Reinhardt gravou na França com muitos músicos americanos visitantes, incluindo Coleman Hawkins e Benny Carter, e percorreu os Estados Unidos brevemente com a orquestra de Duke Ellington em 1946. Ele morreu repentinamente de um derrame aos 43 anos de idade.

 

As composições mais populares de Reinhardt tornaram-se padrões dentro do jazz cigano (ou “jazz manouche”), incluindo “Minor Swing”, “Daphne”, “Belleville”, “Djangology”, “Swing ’42” e “Nuages”. Especialistas afirmam que quase todos os grandes guitarristas de música popular do mundo foram influenciados de alguma forma pelo trabalho de Reinhardt. Nas últimas décadas, os festivais anuais de Django foram realizados em toda a Europa e nos EUA, e uma biografia foi escrita sobre sua vida. Em fevereiro de 2017, o Festival Internacional de Cinema de Berlim realizou a estréia mundial do filme francês Django.

 

Com entrada franca, o Sexta Jazz AF de setembro homenageia o expoente máximo do jazz cigano no dia 13 (sexta-feira), a partir das 20h, no piso G3 do Iguatemi Florianópolis. Para este especial, o projeto conta com um quarteto inédito formado por Felipe Coelho (violão), Tiê Pereira (contrabaixo acústico), Bruno Moritz (acordeão) e Michael Fox (violino)

 

Viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, o Sexta Jazz AF é uma realização da Aliança Francesa Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal, com o patrocínio da ENGIE, Iguatemi Florianópolis e Eisenbahn. A produção é da Marte Cultural.

 

Sexta Jazz AF – Especial Django Reinhardt

13 de setembro, 20h

Piso G3 do Iguatemi Florianópolis 

Entrada Gratuita