Sexta Jazz AF – Especial Alegre Corrêa

Vencedor do Grammy, Alegre Corrêa é a próxima atração do Sexta Jazz AF

Alegre é mestre em captar a complexidade elementar da música brasileira e transformá-la em linguagem universal. Com entrada gratuita e convidados renomados, show acontece no Iguatemi Florianópolis dia 8 de novembro

Foi somente a partir dos anos 50 que o improviso, essência do jazz, passou a ser empregado em canções tipicamente brasileiras – o que propiciaria, nas décadas seguintes, a difusão mundial do chamado jazz brasileiro. A bossa nova, e sua influência sobre o jazz, foi o ponto de virada que tornou possível a difusão da nossa cultura musical mundo afora, e abriu portas para inúmeros instrumentistas brasileiros, atualmente admirados e requisitados em todos os cantos do globo. Este é o caso de Alegre Corrêa, compositor, arranjador, cantor e instrumentista gaúcho que hoje vive em Florianópolis, e que sabe como ninguém, explorar as ritmos e melodias marcadamente brasileiros, combinando-os com a liberdade típica do jazz.

Após um período inicial na carreira, em que explorou a mistura entre jazz, MPB, pop e folclore gaúcho, Alegre continuou sua produção marcada por uma sonoridade enérgica, emocionante e lúdica. Entre muitas conquistas na carreira, o músico já acompanhou o tradicionalista Luis Carlos Borges nos anos 1980, lançou disco com participação de Hermeto Pascoal (Negro Coração, de 1995), tocou em festivais prestigiados como Montreux (Suíça) e Chicago (EUA), e conquistou o Grammy de Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo (o ao vivo 75, de 2010) com o grupo do tecladista austríaco Joe Zawinul (membro da banda de Miles Davis nos anos 1970 e do grupo Weather Report).

Com entrada franca, o Sexta Jazz AF – Especial Alegre Corrêa, acontece no dia 8 de novembro (sexta-feira), a partir das 20h, no piso G3 do Iguatemi Florianópolis. Para este especial, o projeto conta com um quinteto formado por Alegre Corrêa (guitarra, voz, composição e arranjo), Tiê Pereira (contrabaixo), Mauro Borghezan (bateria), Charles Espíndola (violino) e Alessandro BB Kramer (acordeon).

Viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, o Sexta Jazz AF é uma realização da Aliança Francesa Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal, com o patrocínio da ENGIE, Iguatemi Florianópolis e Eisenbahn. A produção é da Marte Cultural.

Sexta Jazz AF – Especial Alegre Corrêa
8 de novembro, 20h
Piso G3 do Iguatemi Florianópolis
Entrada Gratuita

Músicos:
Alegre Corrêa – guitarra, composição e arranjo
Alessandro (BB) Kramer – acordeon
Charles Espíndola – violino
Mauro Borghezan – bateria
Tiê Pereira – contrabaixo acústico