Sexta Jazz AF – Especial Keith Jarrett

Adepto do improviso total, a lenda do piano Keith Jarrett é o próximo homenageado do Sexta Jazz

Universalmente aclamado como um improvisador de estilo inigualável e considerado um dos músicos mais criativos dos nossos tempos, Jarrett é o tema do Sexta Jazz AF, que acontece no Iguatemi Florianópolis dia 25 de outubro

Um dos pianistas mais importantes que surgiram a partir dos anos 60, a carreira de Keith Jarrett passou por várias fases. Ele ganhou fama internacional por seus shows solo, que o colocavam improvisando espontaneamente todas as músicas sem nenhum planejamento. Mas ele também liderou uma série de quartetos e quintetos dinâmicos, tocou música clássica e mais tarde tocou versões exploratórias de padrões com seu trio de longa data.

Depois de estudar no Berklee College of Music, Jarrett se mudou para Nova York e recebeu outra educação tocando com o Jazz Messengers de Art Blakey e em turnê internacional com o popular Charles Lloyd Quartet. Após dois anos no grupo de fusion de Miles Davis, ele começou a se apresentar exclusivamente em instrumentos acústicos e liderou dois grupos ao mesmo tempo em sua série de concertos de improvisação solo.

Na década de 1980, Jarrett estava tocando e compondo música clássica tanto quanto jazz, tocando uma variedade de instrumentos de teclado e músicas que variavam de Bach a Pärt. As composições de Jarrett incluem várias obras para solista e orquestra e obras para piano, clavicórdio e órgão. De suas gravações clássicas, suas Handel Keyboard Suites foram aclamadas como as melhores da história.

Com entrada franca, o Sexta Jazz AF homenageia Keith Jarrett no dia 25 de outubro (sexta-feira), a partir das 20h, no piso G3 do Iguatemi Florianópolis. Para este especial, o projeto conta com um trio formado por Tiê Pereira (contrabaixo acústico), Mauro Borghezan (bateria) e Edilson Fortes (piano). 

Viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, o Sexta Jazz AF é uma realização da Aliança Francesa Florianópolis, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal, com o patrocínio da ENGIE, Iguatemi Florianópolis e Eisenbahn. A produção é da Marte Cultural.

Sexta Jazz AF – Especial Keith Jarrett

25 de outubro, 20h

Piso G3 do Iguatemi Florianópolis 

Entrada Gratuita

Músicos: 

Edilson Fortes –  piano

Mauro Borghezan – bateria

Tiê Pereira – contrabaixo acústico