Sexta Jazz AF: nova temporada tem início em 19 de abril com especial John Coltrane

Consolidado na cena instrumental catarinense, evento inicia série de 10 edições em 2019 com convidado de peso e homenagem àquele que é considerado o maior maior sax tenor do jazz

João Paulo Ramos Barbosa, Jota P., saxofonista do grupo do Hermeto Pascoal, é um dos músicos de maior destaque na cena instrumental paulistana, e um dos músicos convidados para a estreia do Sexta Jazz AF em 2019. A edição número 51 do projeto revisita o repertório de John Coltrane, um dos músicos mais influentes do século XX, e traz ao lado de Jota P. os músicos Tiê Fernandes (contrabaixo acústico), Mauro Borghezan (bateria) e Edilson Fortes (piano eletrônico).

 

As primeiras gravações de Coltrane capturam um músico nos confins relativamente convencionais do bebop e hardbop, mas seu legado duradouro repousa principalmente no jazz modal iniciado por seu quarteto clássico (1960-64) e por explorações de jazz gratuitas no final de sua carreira. Ele gravou mais de cinquenta álbuns como líder e apareceu como sideman em muitos outros álbuns, tocando com outros gigantes do jazz como Miles Davis e Thelonious Monk. Coltrane recebeu inúmeros prêmios, incluindo uma “Citação Especial” póstuma do Conselho do Prêmio Pulitzer em 2007 por sua “magistral improvisação, musicalidade suprema e centralidade icônica da história do jazz”.

 

Com entrada franca, o Sexta Jazz é é viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura, com realização da Aliança Francesa Florianópolis, do Ministério da Cultura e Governo Federal. O evento tem o patrocínio da ENGIE Energia Brasil, Iguatemi Florianópolies e Eisenbahn. A produção é da Marte Cultural.

 

Sexta Jazz AF – Especial John Coltrane

19 de abril, 19h (horário especial devido ao feriado)

Piso G3 do Iguatemi Florianópolis

Entrada Gratuita

 

Músicos

Tiê Pereira – Contrabaixo

Mauro Borghezan – Bateria

Edilson Fortes – Piano

João Paulo Ramos Barbosa, Jota P – Saxofone