Sexta Jazz de maio homenageia “Charlie” Mingus no dia 11

 

Ministério da Cultura e Aliança Francesa apresentam:

SEXTA JAZZ AF |  Especial Charles Mingus

Sexja Jazz AF de maio  recebe o clarinetista baixo francês Denis Colin para uma homenagem mais do que especial a Charles Mingus

Uma das figuras mais importantes da música americana do século XX, Charles Mingus foi um baixista virtuoso, pianista, líder de banda e compositor. Nascido em uma base militar em Nogales, Arizona, em 1922, e criado em Watts, Califórnia, suas primeiras influências musicais vieram da igreja – coro e canto de grupo – e de ouvir Duke Ellington no rádio quando tinha oito anos de idade. Estudou contrabaixo e composição de maneira formal enquanto absorvia a música dos grandes mestres do jazz em primeira mão. Sua experiência profissional inicial, nos anos 40, encontrou-o em turnê com bandas como Louis Armstrong, Kid Ory e Lionel Hampton.

 

Em Nova York, onde tocou e gravou com os principais músicos da década de 1950 – Charlie Parker, Miles Davis, Bud Powell, Art Tatum e o próprio Duke Ellington. Mingus logo se viu na vanguarda da vanguarda. Suas gravações testemunham o extraordinariamente criativo corpo de trabalho que se seguiu. Entre elas estão: Pithecanthropus Erectus, The Clown, Tijuana Moods, Mingus Dynasty, Mingus Ah Um, The Black Saint and the Sinner Lady, Cumbia and Jazz Fusion, Let My Children Hear Music. Mingus gravou mais de cem álbuns e escreveu mais de trezentas partituras, transitando no bebop, cooll jazz e hardbop dos anos 1940 aos 1970.

 

/// MÚSICOS:

Tiê Pereira – Contrabaixo

Mauro Borghezan – Bateria

Leandro Fortes – Guitarra

Sebastian Cavalaro – Saxofone

Danis Colin (França) – Clarinete Baixo

 

/// SERVIÇO

Sexta Jazz AF – Especial Charles Mingus

11 de maio, 20h

Piso G3 do Iguatemi Florianópolis

Entrada Gratuita

 

/// ACESSIBILIDADE

Recurso de  Audiodescrição via Rádio FM disponível.

Para acessar a audiodescrição o espectador deve levar consigo um smartphone com aplicativo de rádio FM e fones. A frequência é 103.0 FM e só alcança os limites do evento. Não são indicados rádios receptores de FM comuns.

 

Lei de Incentivo à Cultura

Patrocínio: Engie Energia Brasil e Allflex

Apoio: Iguatemi Florianópolis e Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude

Coordenação: Marte Inovação Cultural

Realização: Aliança Francesa de Florianópolis, Ministério da Cultura e Governo Federal